Sporting - Rio Ave, a meia-final da Taça de Portugal em direto

por Inês Geraldo - RTP
Foto: Tiago Petinga - EPA

Numa partida de domínio absoluto, o Sporting derrotou o Rio Ave por 2-0 na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Um resultado lisonjeiro para a equipa de Petit com Gyokeres a infernizar a defesa vilacondense. Os golos foram do sueco (grande penalidade) e Geny Catamo.

Na primeira parte:

A partida começou com um grande apoio do público leonino à equipa da casa e com o Sporting a procurar cedo a baliza de Miszta. Zeno Debast foi o primeiro a tentar o golo com um remate ao lado.

Poucos minutos depois, Geny Catamo aproveitou uma sobra de um pontapé de canto e rematou forte para o primeiro golo da noite. Bola rápida a bater Miszta que ainda tentou a defesa mas sem sucesso.

Com o golo sofrido, o Rio Ave tentou aventurar-se no ataque e Clayton obrigou Rui Silva a empenhar-se e André Luiz esteve perto do empate com um remate em arco que passou a centímetros do poste direito da baliza do internacional português.

Depois de sacudir a pressão rioavista, Gyokeres entrou em ação com um contra-ataque rápido. O sueco deixou Omar Richards pelo caminho e quando estava prestes a fazer o 2-0, Olinho fez um corte providencial.

Já perto do intervalo, Aguilera fez falta sobre Catamo na grande área, que António Nobre não teve dúvidas em marcar. Gyokeres colocou-se em posição de tiro e com um remate picado bateu Miszta pela segunda vez na noite.

O festejo da máscara apareceu em Alvalade e o Sporting saiu para o intervalo com uma vantagem de dois golos.
Na segunda parte: Os segundos 45 minutos iniciaram com o Sporting perto do terceiro golo. Uma boa jogada coletiva pela esquerda, que terminou com pontapé de Trincão. O internacional português rematou forte mas por cima.

Sem grandes lances de perigo, o Rio Ave podia ter saído goleado de Alvalade. Gyokeres continuou a infernizar a defensiva da equipa de Petit, a trocar as voltas aos defesas rioavistas e depois de um cruzamento atrasado, o sueco viu Catamo a falhar o 3-0.

Poucos minutos depois, nova corrida do sueco que volta a fugir ao principal marcador e com um remate potente acerta no poste. Miszta estava batido e foi salvo pelos ferros da própria baliza. Gyokeres continuou a tentar bisar e, passados poucos minutos, picou sobre o guarda-redes polaco mas Miszta fez uma grande defesa.

O primeiro assomo do Rio Ave no meio-campo do Sporting terminou com um remate de Tiago Morais à figura de Rui Silva e logo depois a equipa de Rui Borges chegou ao terceiro golo.

Assistência de Gyokeres para Catamo que rematou cruzado para o 3-0. O VAR, liderado por Fábio Veríssimo, reviu o lance e anulou por fora-de-jogo do moçambicano.

Os Leões continuaram a demanda pelo terceiro golo e Harder e Maxi Araújo estiveram perto de festejar. O dinamarquês falhou a baliza e o uruguaio viu Ndoj a tirar o festejo quase certo.

Gyokeres voltou a colocar a defesa do Rio Ave em sentido já perto dos noventa minutos. O internacional sueco passou por vários jogadores adversários e rematou colocado. Tão colocado, que a bola passou ao lado do poste esquerdo da baliza de Miszta.

A equipa de Petit aproximou-se nos últimos minutos da baliza do Sporting mas não foi capaz de diminuir a desvantagem de dois golos.

Com este resultado, o Sporting está bem encaminhado para repetir a ida ao Jamor, onde esteve na temporada passada. Apesar da vantagem confortável, falta saber o que o Rio Ave vai fazer na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, não no Estádio dos Arcos, mas em Paços de Ferreira.

A partida está marcada para 23 de abril.

Veja o resumo da partida: